FILOSOFIA

FILOSOFIA

A medicina natural pode acrescentar muito no cuidado geral com as crianças, no tratamento das doenças comuns da infância e na manutenção da saúde.



Os métodos naturais como a Homeopatia e o Ayurveda colaboram com uma postura menos materialista e menos imediatista, desencorajando a auto-medicação, o exagero e a falta de bom senso no uso da alopatia.



É possível mudar os hábitos e usar os recursos naturais a fim de construir um estilo de vida mais saudável, sem deixar de lado a prática médica convencional, com suas indicações precisas.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Uma Amiga do Peito

Analu com 7 meses e mamando a pleno vapor! Só posso confessar que a bomba de tirar leite é uma graaande amiga do peito. Aluguei uma quando a Analu tinha 3 dias de vida e ela está comigo até hoje!

No início a bomba tira leite é útil na fase de apojadura. Apojadura é um processo fisiológico que acontece por volta do terceiro dia pós-parto em que as mamas ficam muito, muuuuito cheias de leite, túrgidas e doloridas... fica difícil para o bebê pegar o peito de forma adequada, é como se você fosse tentar abocanhar uma bexiga de festa bem cheia: impossível! Fora que a mãe fica nervosa, sensível, chorona, desesperada... afe! Nesta hora, além das compressas frias e de colocar o bebê para mamar sempre que ele quiser (livre demanda), a bomba de tirar leite ajuda muito: alivia a pressão, retirando boa parte do leite anterior, que é mais rico em água. Assim, o bebê recém nascido não precisa fazer tanto esforço para mamar o leite posterior, mais rico em gorduras e que engorda mais.

Mesmo depois da apojadura, eu tirava um pouco do primeiro leite antes da Analu começar a mamar - isso deixava a mama menos túrgida, facilitando a pega, e ela mamava logo o leite mais gordo! Ela ganhou peso rápido e fácil e logo no primeiro mês já era bochechuda e tinha coxosus suculentus (nome científico para coxas gordas, brincadeira rs)!

Com o passar do tempo, a produção de leite se adapta naturalmente à demanda do bebê. A gente já não fica mais transbordando de leite, pingando um montão cada vez que saímos do banho. Por isso é fundamental manter o aleitamento materno exclusivo até os seis meses (sem dar água ou chá ou qualquer outra coisa para o bebê) e livre demanda. Assim o bebê suga e estimula aprodução. Se ele foi sugar outras coisas que não o peito, a produção diminui. A livre demanda também logo deixa de ser mistério: lá por volta do terceiro mês, a Analu engrenou, por ela mesma, os horários para mamar! Entramos em uma rotininha!

E quando estava tudo certo... VOLTEI A TRABALHAR! Ai, ai...parece que o mundo cai nessa hora, deixar a bebê em casa...e como continuar amamentando até os 6 meses, se a licença é de 4? Bom, para contornar esse problema contei, ou melhor, conto com a minha amiga do peito: a bomba! Mas muitos pediatras aconselham as mães, antes de voltar ao trabalho, a introduzir a mamadeira de fórmula para que o bebê já vá se acostumando. E eu me pergunto, porque isso? Porque não orientar a mãe a ordenhar e estocar o leite? Será que é realmente a maioria das mulheres que acha que isso é trabalhoso demais e preferem dar logo a mamadeira de fórmula? Ou será que é falta de informação e de orientação? Será que realmente elas têm escolha? Enfim, eu não sou nenhuma tirana, mas definitivamente, empenho-me ao máximo a convencer as mães a ordenhar. É possível, SIM, não introduzir fórmula precocemente, mesmo que a mãe saia para trabalhar!

Quando fico mais de 6 horas fora de casa levo a bomba comigo. Assim que fico com os peitos cheios, dou um tempinho do trabalho (uns 15 minutos geralmente são suficientes) e tiro o leite. Guardo nos vidrinhos apropriados que levo junto com a bomba e deixo na geladeira do plantão. Na volta para casa, os vidrinhos são acondicionados na bolsa térmica junto da própria bomba, com o gelox. Em casa ponho no freezer e vou estocando leite.

E então, graças à minha amiga do peito, a bomba, a Analu mamou só leite materno exclusivamente até os 6 meses e ainda não toma mamadeira de fórmula. Agora com 7 meses completos está mais fácil ainda, porque ela já come frutinhas, almoça e janta. Mama no peito de manhã antes de eu sair, de tarde (se eu estiver em casa) e de noite - não necessariamente uma mamada só em cada período -e quando eu não estou a Vovó dá o meu leite para ela na mamadeira. (a Vovó tentou o copinho e a colherinha, que seria o mais correto, mas ela não se adaptou bem - a Vovó, porque a Analu sabe sorver direitinho o leite da colherinha)








Analu com uma mamadeirinha de leite materno - a primeira foi o Papai que deu! Eles amaram a experiência!








Tudo isso graças à bomba! Tirar leite é fácil, rápido e confortável. Teve gente que ficou tão admirada de me ver ir para o plantão com a bomba a tiracolo... tipo, nossa, que esforço, não era mais fácil dar uma mamadeira de leite em pó e pronto? Pois é, é o que eu sempre digo: nem sempre o que é mais cômodo é a melhor opção!

Vou para o plantão numa boa, carregando uma mochila a mais. E curto parar para ordenhar! Saio da rotina estafante por uns minutos para pensar na minha filhota e proporcionar a ela mais saúde e mais amor! E quando chego em casa.... ai, que delícia, ela vem com as duas mãozinhas e rosto no meu peito para sentir meu cheirinho e para mamar muuuuito! E mesmo que eu saia para trabalhar, dê plantão de 12 horas, continuamos mamando sem prazo para parar!

Neste momento minha amiga bomba fica de lado, claro, mas só esperando o próximo plantão!

Ia ser ótimo se toda mulher pudesse sair da maternidade com uma bomba tira leite à tiracolo! Antes da minha experiência eu nem imaginava os benefícios de usar a bomba.

Existem vários tipos: manuais, elétricas, alugadas, compradas.... converse com o seu Pediatra (se ele não souber te orientar, fuja hein? rs...) ou com uma Consultora em Aleitamento Materno. Ou ainda, as lojas especializadas orientam muito bem qual modelo escolher, de acordo com a sua necessidade!

Use e abuse deste recurso, é muito válido!

E aí é só curtir! Muito leite e muito amor para todo mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...