FILOSOFIA

FILOSOFIA

A medicina natural pode acrescentar muito no cuidado geral com as crianças, no tratamento das doenças comuns da infância e na manutenção da saúde.



Os métodos naturais como a Homeopatia e o Ayurveda colaboram com uma postura menos materialista e menos imediatista, desencorajando a auto-medicação, o exagero e a falta de bom senso no uso da alopatia.



É possível mudar os hábitos e usar os recursos naturais a fim de construir um estilo de vida mais saudável, sem deixar de lado a prática médica convencional, com suas indicações precisas.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Novo texto para a coluna no Angelino!

O site Angelino esta de visual novo! Vale a pena conferir as novidades!
Neste mês, que ainda esta bastante frio, aproveitei para escrever algumas dicas e receitinhas ayurvedicas para previnir e combater as doenças comuns do inverno...
Muito calor humano e muitas especiarias para aquecer o corpo e o coração! De uma conferida lá!


RECEITAS PARA AQUECER O CORPO E  DEIXAR A GRIPE LONGE – COMO O  AYURVEDA PODE AJUDAR

Nestes meses de inverno temos experimentado uma variação enorme do clima. Uns dias faz muito frio seco, umidade relativa do ar em estado de atenção. No dia seguinte, a temperatura aumenta uns 9 graus, chove e o ar fica quente e pesado…

Esta montanha russa climática é um desafio para a saúde de todos, mas principalmente para a das crianças.

Mas, felizmente, justamente por serem crianças, estes organismos tem a sua sabedoria interna mais preservada e mais capacidade de responder a todos estes estímulos, retomando o equilíbrio. Quando algum desequilíbrio se instala, surgem as enfermidades.

Do ponto de vista do Ayurveda, todo organismo possui três princípios reguladores, os chamados doshas: vata, pitta e kapha. Para manutenção da saúde é imprescindível que os doshas estejam em equilíbrio para que exerçam corretamente as suas funções. Mas acontece que estamos todos, a todo o momento, sendo bombardeados por estímulos que perturbam os doshas: as alterações climáticas, a alimentação incorreta, as emoções, stress, pressão… Eu poderia enumerar aqui centenas de situações em que os doshas são perturbados, devido ao estilo de vida moderno que levamos.

Mas vamos nos ater às alterações climáticas e às crianças:

Durante a infância, o dosha mais proeminente é o kapha. Ele é composto por terra e água e, por isso, é responsável pelo crescimento do corpo, pela massa, pela estrutura. É a nutrição, o anabolismo. Nesta fase, o organismo está em franco desenvolvimento. Kapha possui os atributos: frio, denso, pesado e oleoso. E é daí que deriva a sua função de promover estrutura e  lubrificação do organismo. Os indianos comparam, muito sabiamente, as crianças a uma uva fresca e os idosos, a uma uva passa, seca. Ou seja, vamos secando ao longo da vida, até ficamos bem enrugadinhos, pois com o tempo,  kapha vai diminuindo e vata, composto de ar e espaço, vai aumentando. A senilidade é a fase vata da vida.

Quando o clima está frio e úmido aumenta kapha. E as crianças, naturalmente cheias de kapha no corpo, passam a experimentar o excesso deste dosha: nariz escorrendo, gripe, secreção, tosse, sinusite e até crise de bronquite ou asma, ou seja, excesso de água. Basta um empurrãozinho do clima úmido e frio e todos estes quadros podem ser desencadeados… Há perda do equilíbrio.

Para evitar que isso aconteça, devemos combater o excesso de água de kapha com o aquecimento do organismo. Tanto externa como internamente. Sim, aquele velho papo de “não pise no chão frio”, “não entre na geladeira”, “não beba gelado”, “coloque um agasalho menino”, faz TODO sentido. Aquecendo o corpo com agasalho, um banho quente ou até um escalda pés é bastante útil para combater os efeitos do tempo frio e úmido.

E, o mais importante: aquecer o corpo internamente. Como? Com especiarias.
 O recurso para a prevenção das doenças do inverno e também para tratá-las pode estar na prateleira da sua cozinha! Para crianças, remédios caseiros são muito interessantes. Primeiro porque não têm efeitos colaterais. Depois porque, em geral, tem um gostinho bom e vem com uma dose extra de carinho da mamãe ou da vovó e, terceiro, porque são realmente eficazes. O tal chá de alho da vovó não é lenda não. Está lá, explicado nos textos antigos de Ayurveda: o alho tem uma propriedade bastante aquecedora, combatendo então, os efeitos do excesso de kapha, que é frio.

Além do alho, as especiarias são um recurso valiosíssimo! Seguem aqui algumas receitinhas caseiras para melhorar os estados congestos (nariz entupido, gripe, tosse com catarro, bronquite):

1/2 colher chá de gengibre em pó ,


1 pitada de canela em pó e outra de cravo em pó


Misturar tudo em 1 xícara de água fervente, como um chá. Pode coar e adoçar, se quiser.

 Ou ainda,
 1/2 colher de chá de gengibre em pó,
1 pitada de pimenta do reino
Misturar em 1 colher de sobremesa rasa de mel. Aí, comer este “brigadeirinho” 1 ou 2 vezes ao dia. Não fica ruim e nem ardido demais, acredite! Ou a mesma coisa, só que com cravo em pó: 1 pitada pra 1 colher de chá de mel.

 Um ótimo truque para cessar a tosse noturna é esfregar a sola do pé com gengibre em pó, ou colocar uma fatia do gengibre fresco dentro da meia. Além de cessar a tosse, o pé amanhece sequinho e sem chulé.

Inalação com uma decocção de sálvia também é ótimo: coloque algumas folhas de sálvia em um pouco de água fervente e abafe. Você pode esperar esfriar e colocar no inalador ou inalar a fumaça que se desprende da decocção quente (isso é um pouco perigoso para crianças pequenas pelo risco de queimaduras).

 Outra recomendação válida é evitar a todo custo alimentos frios e pesados como sorvete e iogurte. O leite deve ser consumido fervido e com especiarias, como a canela, cardamomo ou nós moscada.

 Percebam que todos os ingredientes que citamos acima possuem características aquecedoras – a canela, o cravo, o gengibre, a pimenta do reino, são ótimos para serem usados no dia a dia, numa sopa, por exemplo, em forma de chás e de remédios caseiros. O mel, por si só, é um ótimo remédio, mas deve ser consumido apenas por crianças maiores de 1 ano, pelo risco de botulismo, ok? E não deixar de consultar o pediatra caso apareça febre, cansaço ou queda importante do estado geral.

Bom, agora é tratar de esquentar os pés com um cobertor bem quentinho, um chá de especiarias e muito calor humano até o inverno passar…



Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...