FILOSOFIA

FILOSOFIA

A medicina natural pode acrescentar muito no cuidado geral com as crianças, no tratamento das doenças comuns da infância e na manutenção da saúde.



Os métodos naturais como a Homeopatia e o Ayurveda colaboram com uma postura menos materialista e menos imediatista, desencorajando a auto-medicação, o exagero e a falta de bom senso no uso da alopatia.



É possível mudar os hábitos e usar os recursos naturais a fim de construir um estilo de vida mais saudável, sem deixar de lado a prática médica convencional, com suas indicações precisas.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Para escolher o que comer...

Vamos falar um pouco de Ayurveda aqui no blog.

Para quem não conhece, o Ayurveda é o sistema de medicina tradicional indiano, que tem aproximadamente 3000 anos.Por ser um sistema tradicional, ele lança mão apenas de recursos naturais para a prevenção e o tratamento dos mais diversos males. O Ayurveda é espantoso pois, apesar de ser tão antigo, possui anatomia, fisiologia e patofisiologia muito bem embasados e coerentes. É claro que são diferentes da descrição ocidental, mas fazem toso sentido.

Não vou conseguir explicar aqui as bases filosóficas, anatômicas e fisiológicas do Ayurveda sucintamente.... o assunto é extenso e complexo, fica reservado para os alunos do curso de formação em Ayurveda....

Mas, para descomplicarmos o assunto, preciso explicar sobre a importância do AGNI - o fogo digestivo. Sabendo identificar a qualidade do Agni, podemos desencadear uma serie de cuidados em relação à alimentação, que por si só, já podem ajudar a prevenir uma série de males comuns. Principalmente os das crianças.

As crianças saudáveis costumam ter um agni muito bom. Têm o apetite preservado e que se manifesta em horários apropriados: pela manhã, na hora do almoço, à tardezinha e à noite. Não sabem ainda o que é gula - se é que nós, adultos, já não tratamos de ensiná-los a comer sem ter fome....

Do ponto de vista do Ayurveda comer sem ter fome é um pecado capital! Não ter fome pode dizer duas coisas: uma situação fisiológica em que ainda está acontecendo a digestão da refeição anterior, ou uma situação anormal onde o agni está fraco, incapaz de digerir alimentos naquele momento. Tanto em uma situação como na outra, a falta de apetite deve ser respeitada. 

REGRINHA BÁSICA 1, então: Não devemos nunca comer sem ter fome, quando ainda não se completou a digestão da refeição anterior.Este processo tem que ser completado para que os nutrientes possam ser absorvidos adequadamente e para que não se forme ama - a toxina resultante da má digestão dos alimentos. O acúmulo de ama pode gerar uma série de desequilíbrios importantes! 

REGRINHA BÁSICA 2: no caso da criança estar doente, mesmo que seja só uma gripe, a primeira coisa a desaparecer é o apetite. Isso porque o fogo digestivo está "ocupado" em digerir toxinas. Portanto, não ficar insistindo para uma criança doente comer muito. É valido tentar oferecer coisas fáceis de digerir como uma sopa ralinha, uma canja, um brodo nutritivo, sucos naturais, frutas cozidas ou, se nada disso funciona, apenas o mingau de arroz com uma colherinha de chá de ghee (manteiga clarificada), que os indianos chamam de PEYA. Mesmo um agni fraquinho é capaz de digerir peya, ou seja é a comidinha que ajuda na recuperação do agni, faz o doente se sentir melhor e mais disposto.

No dia a dia, então, devemos estar atentos às combinações de alimentos que por si só tratam de diminuir o agni, portanto pioram a capacidade de digestão e geram mais toxinas. Muitas vezes, o consumo prolongado de combinações alimentares inadequadas pode gerar estados de desequilíbrio como: alergias, catarro, congestão, tosse, dor de estômago, azia, falta de apetite. A incompatibilidade alimentar não só atrapalha a digestão, como confunde a nossa inteligência celular, gerando os mais diversos males.

OUTRAS REGRAS IMPORTANTES:

  • Frutas, de uma forma geral, devem ser consumidas isoladas de outros alimentos. Isto porque as frutas ao serem digeridas, produzem um efeito mais ácido, fermentativo, que misturado a outros alimentos, cria um "suco" ácido e pouco digestivo dentro do estômago, atrapalhando a digestão. O que dizer então de uma bela vitamina gelada de leite batido com banana, maçã e mamão? Muito, muito, muito indigesto. De vez em quando até não faz mal, mas evitar consumir coisas deste tipo diariamente, principalmente se o agni não está bom, se a criança está gripada ou encatarrada, se o dia está frio....  as frutas são ótimas quando consumidas cozidas, com uma canelinha, ou com mel.
  • Não consumir alimentos crus e cozidos na mesma refeição. Tipo, salada de alface, cenoura e pepino, junto com arroz, feijão e bife. Os alimentos crus e os cozidos necessitam de tempos diferentes para serem digeridos. Como os crus levam mais tempo, principalmente grãos, devem ser consumidos esporadicamente e quando a agni está bom. Em dias frios ou em caso de estar doente, dar preferencia só aos cozidos, sopas, melhor ainda!
  • MEL só deve ser consumido cru. Nunca aquecer o mel, pois o calor faz com que suas moléculas fiquem heterogêneas, criando um "cola" que adere às mucosas, produzindo toxinas. O mel in natura é nectar, aquecido é um veneno.
Não misturar:
  • leite com: carne, peixe, batatas, bananas, pães com fermento
  • iogurte com: frutas, leite, limão, ovos
  • ghee com mel em quantidades iguais
  • ovos com feijões, queijo, peixe, leite, carne e iogurte
A melhor forma de consumir:
  • frutas: sozinhas, cozidas ou com especiarias (bananas com mel ou canela)
  • iogurte: na forma de lassi: 1/4 de copo de iogurte com 1 copo de água, 2 pitadas de gengibre em pó e de cominho em pó, ao final da refeição, ajuda a digestão
  • leite: sempre fervido com especiarias
  • carne: na forma de caldo, principalmente na convalescênça
  • líquidos durante a refeição: pequena quantidade e NUNCA gelado
  • ghee: 1 colher de chá em cima do prato quente 

Buon apetit!!! 



Um comentário:

  1. Sil, qdo vc fala de leite com especiarias, fico em dúvida, no caso do leite em pó...devo ferver a água com qual/quantidade de nós moscada por exemplo? Depois misturo o leite ninho nessa agua,e td bem?

    bjo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...